Depois do vídeo do Peugeot 106 era necessário ir para um lado mais popular na escolha do próximo carro a ser apresentado no meu canal do YouTube, então nada mais adequado do que me voltar para o bom e velho AP, turbo, de preferência um quadrado, para ser antigo o suficiente a ponto de cativar todas as pessoas que tiveram um carro desses na família ao assistirem o vídeo. Conhecendo já o dono desse VW Santana e sabendo do potencial e das histórias que contavam dele, nada melhor do que convidar o dono para produzirmos algo junto.

Marco e seu VW Santana Turbo

Marco e seu VW Santana Turbo

O processo de gravação desse vídeo foi demorado, começou cerca de 8 meses antes da sua finalização. A primeira etapa foi a entrevista, depois a ideia era esperar que alguns pequenos ajustes se fizessem e então gravaria o carro. Isso não aconteceu, infelizmente, e depois de muito tempo também de agenda que não conciliava de jeito nenhum, consegui gravar o que faltava em poucos dias. No fim ainda podemos ver que a própria turbina foi modificada! Esse é um dos grandes motivos de sempre querer gravar projetos finalizados, e em poucos dias, de maneira rápida. Se algo quebra, se algo muda, pelo menos eu tenho todo o material gravado, ficando a finalização do trabalho apenas sob minhas responsabilidade, e não refém de outras variáveis como fornecedores, tempo, $$$, pressa do dono etc.

VW Santana Turbo

Escape direto

Acredito que esse é o melhor vídeo com retenção de atenção do espectador que já realizei, não sei se é o mais verdadeiro, mas é o mais despojado, desbocado e também acredito que faz uma referência de algo que não se apresenta nunca em forma de audiovisual bem produzido, mas que vivencia-se no ambiente dos carros preparados. Muita gente não entendeu o final do vídeo também, mas ele está lá por uma razão e não tem nada a ver com o conflito entre os carros na estrada. Algumas pessoas perceberam as sutilezas, referências e também o sentido, o que me deixou feliz.

Motor do VW Santana Turbo

Motor

Esse vídeo teve um alcance orgânico alto também pois saiu de surpresa, depois de ter dito que talvez “fechasse” meu canal. Minha intenção era criar impacto, justificar que se isso acontecer algum dia, eu fiz algo mais sério, mais “real”, pra valer mesmo, e fechar com “chave de ouro”.

VW SANTANA TURBO

Equipamento utilizado:

– Canon 5D MKIII
– Canon 17-40mm f/4.0 L
– Canon 45mm f/2.8 TS-E
– Sigma 50mm f/1.4 DG HSM ART
– Carl Zeiss 85mm f/1.4 T* Planar ZF
– Canon 200mm f/2.8 L II
– Manfrotto 055 + MVH 502AH
– Zoom H4n
– RØDE NTG1
– Tascam DR-680